31 maio 2006

ISSSL - Encontro com Profissionais de Serviço Social no Montepio Geral de Lisboa



Docentes do ISSSL, profissionais de Serviço Social e estudantes
marcaram encontro para debater a situação do ISSSL
no auditório do Montepio Geral de Lisboa.
Publicaremos em breve neste espaço as conclusões e as medidas
que foram decididas para continuar com este movimento.

PETIÇÃO AO SENHOR MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

PETIÇÃO AO SENHOR MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR


PELA DEFESA DO INTERESSE PÚBLICO



Ex.mo Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Na sequência da carta dirigida a V.Ex.ª, em 23 de Abril p.p. por um grupo de docentes do ISSSL, os abaixo assinados, assistentes sociais, vêm solicitar a V.Ex.ª que se digne não autorizar a transferência da titularidade do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e Instituto Superior de Serviço Social de Beja (ISSSL/ISSSB) e do seu património, designadamente documental e bibliográfico de inestimável valor, para a Fundação Minerva, e do mesmo modo dar orientações para a reabertura do processo negocial tendente à solução da crise institucional do ISSSL/ISSSB no quadro da Universidade Pública, fazendo desde modo jus ao interesse público do património cultural e científico destas instituições e à aspiração histórica dos assistentes sociais portugueses.

Lisboa, 30 de Maio de 2006


PELA INTEGRAÇÃO DO ISSSL/ISSSB NO SECTOR PÚBLICO




(Faça circular esta petição)

Posição do CPIHTS sobre Situação do ISSSL

Posição do
Centro Português de Investigação em História e Trabalho Social
Face à situação actual do
Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa




O Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL) é uma instituição pioneira e de referência da trajectória do Serviço Social Português, que tem contribuido decisivamente para a qualificação académica e produção do conhecimento, alcançando patamares de qualidade ao nível da licenciatura e do mestrado e que criou condições para abrir o curso de doutoramento em Serviço Social.

À responsabilidade do ISSSL de formar gerações e gerações de Assistentes Sociais, que têm contribuído decisivamente para a construção da sociedade portuguesa, não correspondeu a iniciativa estatal, que durante o século XX apenas reconheceu e integrou estes profissionais nos serviços públicos. Só no século XXI o ensino universitário público passou a contemplar esta formação académica, ao nível da licenciatura, nomeadamente nas Universidades dos Açores, Coimbra e Madeira e ao nível do doutoramento em cooperação entre o ISCTE e o ISSSL.

A crise delicada e grave em que se encontra o ISSSL, afectando docentes, alunos e funcionários, não pode deixar indiferentes os profissionais formados por este Instituto, os Assistentes Sociais e suas organizações, vários sectores da sociedade portuguesa e o próprio Estado.

Na superação desta crise há que ponderar na responsabilidade assumida por esta instituição e nos serviços prestados ao país durante sete décadas, no projecto colectivo que tem vindo a construir e que deve ver assegurado e reconhecido o direito a continuar a existir para o poder consolidar.

Assim, não podemos deixar de nos solidarizar com os docentes do ISSSL e com todos os que pretendem salvaguardar o património científico, cultural e cívico que este Instituto representa para as ciências sociais e em particular para a área do Serviço Social.




Alcina Maria de Castro Martins

Maria Rosa Tomé
Coimbra 30 de Maio de 2006

30 maio 2006

POSIÇÃO DA AIDSS SOBRE O INSTITUTO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL


ASSOCIAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO
E DEBATE EM SERVIÇO SOCIAL

POSIÇÃO DA AIDSS
SOBRE A SITUAÇÃO DO ISSSL





Tomando conhecimento da situação Institucional do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL), reconhecidamente a vivenciar um momento difícil, ao nível da sua estrutura económico e financeira, que terá conduzido á transferência para a Fundação Minerva (Universidade Lusíada, da Titularidade da autorização de funcionamento dos Cursos aí ministrados, vem expor publicamente aqueles que são, na perspectiva da Direcção da AIDSS, os problemas suscitados pela situação descrita:

1.- O ISSSL é a mais antiga Instituição privada de ensino superior e de formação em Serviço Social do país, tendo sido fundada em 1935.

2.- Ao longo dos 70 anos de existência assumiu um papel relevante na formação dos Assistentes Sociais, com características pioneiras e valorativas para a própria sociedade portuguesa.
Permitiu a evolução de Portugal no que concerne á evolução para uma sociedade mais redistributiva, bem como para a constituição de inúmeras instituições públicas e privadas de fins e funções sociais. Nomeadamente e nos últimos 30 anos na constituição do Estado Social Português.

3 Formou quase 4000 Assistentes Sociais, assegurando em simultâneo níveis de qualidade e rigor científico, cujo património, somado à sua história, o torna único no Ensino Superior Português.
4 Ao longo, pois, de várias décadas o ISSSL (em conjunto com os seus homólogos de Coimbra e Porto, embora estes á posteriori) assumiu funções que caberiam ao Estado, seu principal beneficiário, na formação e consolidação da mesma, o que significou valorização dos funcionários ao serviço deste.
5 Neste quadro, pois, a decisão sobre o futuro de tão importante Instituição deverá passar por um amplo debate que envolva não só funcionários, discentes e docentes do ISSSL, mas também ex-alunos, actuais profissionais, instituições representativas da classe, diversos níveis, bem como, ainda o próprio Estado, através das instâncias governativas responsáveis, orientando-se sempre pela salvaguarda do ISSSL como Instituição central no desenvolvimento do Serviço Social, da formação, investigação e suporte activo da acção social pública e privada e da políticas sociais que se consubstanciam diariamente.


Porto, 29 de Maio de 2006

A Direcção da AIDSS

(a ser lido pelo representante da AIDSS em Lisboa,
Rua Antero de Quental nº241, sala 14
4050 Porto
Telefax: 225093289

28 maio 2006

INSTITUTO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL DE BEJA



Instituto Superior de Serviço Social de Beja


A Primeira Escola de Serviço Social
No Alentejo
(A funcionar na Santa Casa da Misericórdia de Beja)
Centenas de profissionais formaram-se nesta escola beneficiando, com o seu trabalho, a comunidade alentejana e transformando, construindo e lutando contra a exclusão social, através de projectos ou simplesmente contribuindo para reforçar as instituições locais.
Na construção deste Projecto Universitário, de proporcionar aos estudantes alentejanos a possibilidade de se tornarem Assistentes Socias competentes, muito terá contribuído a acção militante do Professor Dr. Jorge Cabral, presidente da Cooperativa Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, CRL e docente de Direito durante os seus primeiros anos.

ISSSL: RESISTIR PARA CONSTRUIR O FUTURO

ISSSL

Resistir Para Construir o Futuro

ISSSL 70 anos de história da primeira escola de Serviço Social



70 Anos de História
Primeira Escola de Assistentes Sociais em Portugal


(cartaz das comemorações)

Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa ( Portugal )

Uma Instituição a Preservar

25 maio 2006