30 maio 2006

POSIÇÃO DA AIDSS SOBRE O INSTITUTO SUPERIOR DE SERVIÇO SOCIAL


ASSOCIAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO
E DEBATE EM SERVIÇO SOCIAL

POSIÇÃO DA AIDSS
SOBRE A SITUAÇÃO DO ISSSL





Tomando conhecimento da situação Institucional do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL), reconhecidamente a vivenciar um momento difícil, ao nível da sua estrutura económico e financeira, que terá conduzido á transferência para a Fundação Minerva (Universidade Lusíada, da Titularidade da autorização de funcionamento dos Cursos aí ministrados, vem expor publicamente aqueles que são, na perspectiva da Direcção da AIDSS, os problemas suscitados pela situação descrita:

1.- O ISSSL é a mais antiga Instituição privada de ensino superior e de formação em Serviço Social do país, tendo sido fundada em 1935.

2.- Ao longo dos 70 anos de existência assumiu um papel relevante na formação dos Assistentes Sociais, com características pioneiras e valorativas para a própria sociedade portuguesa.
Permitiu a evolução de Portugal no que concerne á evolução para uma sociedade mais redistributiva, bem como para a constituição de inúmeras instituições públicas e privadas de fins e funções sociais. Nomeadamente e nos últimos 30 anos na constituição do Estado Social Português.

3 Formou quase 4000 Assistentes Sociais, assegurando em simultâneo níveis de qualidade e rigor científico, cujo património, somado à sua história, o torna único no Ensino Superior Português.
4 Ao longo, pois, de várias décadas o ISSSL (em conjunto com os seus homólogos de Coimbra e Porto, embora estes á posteriori) assumiu funções que caberiam ao Estado, seu principal beneficiário, na formação e consolidação da mesma, o que significou valorização dos funcionários ao serviço deste.
5 Neste quadro, pois, a decisão sobre o futuro de tão importante Instituição deverá passar por um amplo debate que envolva não só funcionários, discentes e docentes do ISSSL, mas também ex-alunos, actuais profissionais, instituições representativas da classe, diversos níveis, bem como, ainda o próprio Estado, através das instâncias governativas responsáveis, orientando-se sempre pela salvaguarda do ISSSL como Instituição central no desenvolvimento do Serviço Social, da formação, investigação e suporte activo da acção social pública e privada e da políticas sociais que se consubstanciam diariamente.


Porto, 29 de Maio de 2006

A Direcção da AIDSS

(a ser lido pelo representante da AIDSS em Lisboa,
Rua Antero de Quental nº241, sala 14
4050 Porto
Telefax: 225093289

Sem comentários: