20 setembro 2006

Deputada Luísa Mesquita Comprometida a Defender a Causa do ISSSL & ISSSB

Deputada do Partido Comunista Português
Luísa Mesquita Comprometida
com a Causa do ISSSL & ISSSB

Na continuação dos contactos institucionais dos docentes do SPGLA com os grupos parlamentares, Exmª. Senhora Deputada Luisa Mesquita, membro da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República, recebeu a delegação de docentes representantes do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa e de Beja, que tiveram oportunidade de lhe explicar os últimos desenvolvimentos do processo de transferência da titularidade e do património científico das licenciaturas de Serviço Social da Cooperativa CESDET para a Fundação Minerva.

Foi-lhe faculdada informação sobre os problemas laborais dos docentes e funcionários que se vem ameaçados com o desemprego e com o não pagamento de salários e subsídios em atraso, bem como com a situação de pouca transparência do "negocio". Os docentes e funcionários estão a ser confrontados pelas entidades patronais com rescições contratuais que desconhecem o cumprimento da Legislação laboral em vigor.

Também foi analisado o Despacho Ministerial que autoriza a transferência de titularidade das licenciaturas para a Fundação Minerva.

A Deputada do Partido Comunista Português, que acompanha de longa data as causas do Serviço Social em Portugal ( luta pela licenciatura, integração no Ensino Superior,etc ) manifestou a sua profunda preocupação pela situação e manisfestou a sua firme vontade de apoiar a causa dos docentes e funcionários de ambas as escolas. Por esta razão tomará a iniciativa de exigir que a breve prazo o ministro da tutela do Ensino Superior e da Ciência seja confrontado e explique de forma convincente a sua decisão de autorizar esta transferência.

Solicitará ao Ministro Mariano Gago, que este responda satisfactoriamente, porque nega ao Serviço Social Português a sua integração plena no Ensino Universitário Público.

Os docentes, Professora Doutora Maria José Queirós e o Mestre B. Alfredo Henríquez C., ambos Assistentes Sociais e docentes do ISSSL, obtiveram a promesa da deputada que lutará pela causa dos docentes e funcionários do ISSSL e do ISSSB.


1 comentário:

Anónimo disse...

haja quem não tem receio de continuar a acreditar!!! a noticia da concretização fusão do ISSSL com a Lusiada é o anuncio da morte do ISSSL. esta situação não prejudica so os alunos actuais, profissionais, docentes e todos os directamente envolvidos mas também a sociedade em geral que sofrerá as consequências da perca de qualidade na formação dos Assistentes Sociais...definitivamente temos que Resistir para Construir o Futuro do Serviço Social!!